Uma viagem extraordinária

Uma viagem extraordinária (L’extravagant  voyage du jeune et prodigieux T. S. Spivet). (Ação/Aventura/Drama); Elenco: Kyle Catlett, Helena Bonham Carter, Judy Davis; Diretor: Jean-Pierre Jeunet; França/Austrália/Canadá, 2013. 105 Min.

Não é todo cineasta que tem a maestria de imagetizar o mundo de acordo com o olhar de uma criança, muito mais ainda, em se tratando de um altas habilidades (menino prodígio) e com muito ludismo e brilho. Jean-Pierre Jeunet consegue isso de forma brilhante, através do roteiro de sua autoria  e da fotografia de Thomas Hardmeier. “Uma viagem extraordinária” é uma aventura para dentro da criança que um dia fomos e faz um inventário da forma como as crianças encaram a culpa, o mundo dos adultos, e como são magistrais.

0

O roteiro consiste na fuga de casa de um menino de dez anos para receber um prêmio do Smithsonian Institute por sua invenção “A máquina do movimento perpétuo”. E  sentindo-se rejeitado pela família, diferente e subaproveitado, junta a fome com a vontade de comer, e leva seus pertences numa viagem, realmente, extraordinária. Uma jornada de exploração do mundo gigante com seus parcos conhecimentos da vida. Uma aventura em busca de autoconhecimento e valorização do que uma criança é capaz de processar. E Jean-Pierre Jeunet nos premia com muito mais que isso, nos mostra um painel de formas diferentes de ver o mundo e de atuar nele, o das crianças e o dos adultos.

Cena-do-filme-Uma-Viagem-Extraordinaria--size-598.jpg1

 A saga interna de T. S Spivet (Kyle Catlett) lembra “A invenção de Hugo Cabret”(2011) pela determinação e sede por conhecimentos, mas o cerne da história nos remete a “O pequeno fugitivo”, pois um dos motivos é o mesmo, pensar ter matado o irmão. E aí Jean-Pierre Jeunet insere uma crítica ácida a cultura americana de armas, com  uma discrição francesa. A forma com a qual a criança é posta diante do mundo é dita pelos ângulos Contra-plongée ( de baixo pra cima) sempre numa posição de superioridade em relação a quem olha e fazendo angulações de proporcionalidades. E a versão 3D deixou essa sensação ainda mais real.

19537595-2013101413363971

Monsieur Jeunet é um especialista meticuloso na angulação do olhar de ingenuidade, o mesmo de “O fabuloso destino de Amelie Poulain” (2001), pelo qual foi indicado ao oscar de melhor roteiro. Dirigiu, roteirizou e produziu “Uma viagem extraordinária”. E estiveram sob sua batuta Thomas Hardmeier de “Cumplices”(2009) e “Yves Saint Laurent” (2014) na fotografia, e Denis Sanacore na trilha sonora. O filme já ganhou dois prêmios pela fotografia, o Cesar e CST do Lumière Awards. E o custo estimado da brincadeira ficou em torno de trinta e três milhões de dólares e foi uma verdadeira aventura em vinte  locações entre Canadá e USA.

TSS Day 16 "The young and Prodigious Spivet"Photo: Jan Thijs

O filme  é uma ode a valorização da pureza de espírito, da coragem e da sinceridade. T.S Spivet é a representação de todas as crianças, quando é convidado a receber o prêmio pela invenção da´”máquina do movimento perpétuo” que no fundo no fundo, metaforicamente, venha a ser  a própria vida,  e quando é içado a categoria de gênio.  E esse espetáculo para os olhos e para os ouvidos é feito com pequenas costuras, retalhinhos que se juntam e fazem uma grande colcha colorida de tessitura minuciosa e tênue. O filme de Jean-Pierre Jeunet é uma cartografia do olhar. Uma aventura linda pelos aspectos filosóficos, psicológicos e cinematográficos.  Uma viagem de sonho pelo mundo real a partir do olhar de uma criança.

l-extravagant-voyage-du-jeune-et-prodigieux-t-s-spivet-16-10-2013-18-g

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
Video | This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s