Jogada de Mestre

Jogada de Mestre ( Kidnapping Mr. Heineken). (Ação/Crime/Drama);Elenco: Antony Hopkins, Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Mark Van Eeuwen, Thomas Cocquerel; Direção: Daniel Alfredson; Holanda/Reino Unido/Bélgica, 2015. 95 Min.

“Existem duas maneiras de ser rico. Tendo muito dinheiro ou tendo muitos amigos. Nunca Ambos” (Freddy Heineken). Essa, possivelmente, era a frase de cabeceira de Alfred Heineken, um dos donos de uma das maiores cervejarias da Europa, na época. O filme “Jogada de Mestre” é baseado na história real do sequestro de Heineken em 1983, na Holanda.  Adaptado do livro do jornalista investigativo Peter Rudolf de Vries e dirigido por Daniel Alfredson tem como estrela principal Antony Hopkins como Mr Heineken.

jogadademestre_21

O ano era 1983 e a história é a do planejamento, execução, andamento e desfecho de um dos sequestros de maior montante já pago num resgate. Baseado no livro The Kidnapping of Alfred Heineken, escrito pelo jornalista que cobriu o caso do  sequestro de empresário para o The Telegraaf, e cujo processo de escrita contou com entrevistas com os sequestradores Cor Van Hout – interpretado por Jim Sturgess – e Willem Holleeder – vivido por Sam Worthington – em 1986.  A versão do filme é a perspectiva dos sequestradores sobre o crime a partir das entrevistas realizadas num período de quatro semanas. Todos os planos, os motivos, a vida pessoal dos sequestradores, a interação no cativeiro com Freddy Heineken, as falhas, o desfecho e o paradeiro final de todos eles.

7584

Peter Rudolf de Vries  é um repórter criminal experiente, autor de diversos livros de não-ficção,  e apresentador de programa de televisão voltado para casos policiais não resolvidos. Foi  premiado como personalidade do ano em 2003 e o Homem TV em 2008 , ambos na Holanda. O seu livro sobre o sequestro de Heineken foi o livro policial mais vendido no país desde 1987 e teve seus diretos comprados  para a adaptação para o cinema. Hoje de Vries faz  um programa investigativo independente na televisão local.

jogadademestre_3

O responsável por tornar a história cinematográfica foi o roteirista William Brookfield, que tem um currículo tímido, juntamente com o diretor Daniel Alfredson, mais conhecido no cinema nórdico e que dirigiu “A menina que brincava com fogo” (2009) e “A Rainha do Castelo de Ar” (2009). O que brilha em “Kidnapping Mr. Heineken” (no original) é a abordagem do roteiro  que faz com que mesmo que saibamos o desfecho a tensão é mantida. A  trilha sonora ritmada, eletrizante  é uma das responsáveis por isso, e é assinada por Lucas Vidal de “Velozes e Furiosos 6”. Além das paisagens de Amsterdã e do norte da Holanda como brinde no pacote.

jogada-de-mestre

“Jogada de Mestre” é um filme linear que  se apresenta mais como uma versação sobre a graça/desgraça do dinheiro e as nuances de personalidades dos sequestradores e suas relações,  do que a proposta do título em português de  ser um jogo intrincado de inteligência. Ao contrário, o filme é mais um manual do que não se fazer em um sequestro  – do ponto de vista dos sequestradores – um certificado de que não existe crime perfeito, de que quociente emocional é tudo e que resiliência é a arma dos competentes. Numa Frase: É bom filme holandês.

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s