A Lição

A Lição (Urok/ The Lesson). (Drama); Elenco: Magita Gosheva, Ivan Barnev, Ivan Savov, Stefan Denoluybov, Ivanka Bratoeva; Direção: Kristina Grozeva, Petar Valchanov; Bulgária/Grécia, 2014. 105 Min.

O filme “A Lição” é uma produção da Bulgária em parceria com a Grécia e versa sobre a flexibilidade dos valores no contexto dos movimentos da vida. Além de servir como um excelente start  para pensarmos a política europeia para os países menores economicamente, como é o caso da Bulgária e, recentemente, da crise grega. Não por acaso os produtores da película.

unnamed-17

Uma professora de ensino médio leva uma vida pacata e simples ao lado do marido desempregado –  aspecto esse a realidade econômica e social atual na Bulgária e na Grécia- e com uma filha pequena. Um dia descobre que seu marido não pagou uma espécie de hipoteca, então, sua casa passa a ser alvo de confisco. Paralelo a isso, em sala de aulas, um aluno afana o valor do lanche da mochila de  outro colega, e a professora tem que descobrir quem foi e puni-lo. Enquanto isso a professora se enrola com agiotas e é obrigada a ir às últimas consequências para manter sua casa. Acaba se envolvendo em um episódio, no qual jamais suspeitariam dela, por conta dos estereótipos. Ao mesmo tempo descobre quem foi o aluno gatuno e o desfecho desta história corriqueira, simples, que faz arte do cotidiano da maioria de  nós  é primoroso.

unnamed-22

A reflexão sobre o estado de recessão europeu de alguns países e a superdimensionalização dessa historia se dá por conta de um detalhe, ninguém tem nome. Podem ser eu, você, qualquer um e  todo mundo…inclusive os países que representam no contexto em que vivem hoje economicamente. A necessidade de burlar as normas instituídas se dá quando as normas são contra o próprio indivíduo. O berço da epistemologia ocidental (a Grécia) representado na professora sem nome, que se encontra no fundo do poço e que é aviltada por uma ordem mundial a  obriga a mudar seus paradigmas morais – de conduta. Uma pessoa sem identidade que tem a mãe como ídolo, a madrasta como estorvo, que vem de um pai abastado e é casada com um fracassado, num desenho de tragédia grega contemporaneizada. Uma mãe sem nome que é capaz de tudo para manter um lar cuja  entrada e saída  são um entrave. Todas essas metáforas interligadas são para serem conectadas ao bel prazer das redes de conhecimento e de repertório do espectador.

filmes_10192_04LESSONSSUB-master675

O longa foi dirigido e roteirizado por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, ambos vindos de curta-metragens e séries de TV, respectivamente. Tendo em “A Lição” seu primeiro longa-metragem. Estrelado por Margita Gosheva de “3 Dias em Sarajevo” (2014), já ganhou os prêmios de melhor atriz nos festivais da Transilvânia (2014), o Angers European First Film 2015; prêmio de melhor primeiro filme no Göteborg Film Festival; melhor direção no festival da Transilvânia e no San Sebastian;  melhor roteiro e o Alexandre de bronze do festival de Tessalônica. O primor da película depois do roteiro é a fotografia de Krum Rodrigues, premiado por um filme local no Camerimage. O interessante do filme é o pouco uso da música e os silêncios eternos cortados apenas por barulhos do cotidiano, passos pela rua, respiração ofegante de cansaço e resistência, etc…

the-lesson-photo-new-17-600x350

“A Lição” traz para a tela os nossos mecanismos de quebra do que aprendemos como correto e nos coloca diante da relatividade dos valores. Ainda está em cartaz no circuito cinema/arte do Rio de Janeiro, mas também está disponível em plataformas online.

ALICAOdir01

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s