What Happened, Miss Simone?

What Happened, Miss Simone? (Documentário); Participações: Stanley Crouch, Gerrit De Bruin, Dick Gregory, Lisa celeste Stroud; Direção: Liz Garbus; USA, 2015. 101 Min.

A história da vida de Eunice Katheleen Waynon (1933-2003) mais conhecida por Nina Simone, pianista, cantora, compositora, ativista pelos direitos civis norte-americanos e um barítono de arrasar quarteirão (raro em mulheres), e que tinha como nicho musical o Jazz, o Blues, o Soul, Folk, Gospel, Pop e música clássica  está disponível na plataforma Netflix. Produzido pelo canal fechado de Streaming, o documentário é desenhado pelos depoimentos de sua filha Lisa Celeste Stroud, o escritor e crítico musical Stanley Crouch, seu amigo Gerrit De Bruin, que também fez parte de sua equipe de músicos e seu ex-marido Andrew Stroud.

what-happened-miss-simone

“What Happened, Miss Simone?” conta a trajetória de Nina Simone da infância na igreja metodista até o seu falecimento, pinçando os momentos mais importantes de sua vida e de sua carreira. Sua primeira professora de piano, a rejeição numa escola de piano clássico, sua mudança de nome, o início de sua carreira, seu casamento, o ativismo político e sua bipolaridade (disfunção fisiológica). Tudo isso pontuado por suas músicas, como a que se tornou o hino do movimento negro norte-americano Mississippi Goddam, imagens de arquivos de suas apresentações.

15265-3-1100

O documentário é uma costura comum de histórias alinhavadas a partir de depoimentos e imagens de arquivo com as entrevistas de Nina Simone e shows. O grande mote do doc é fazer a manutenção de memória do jazz  e do R&B homenageando uma figura que merece todas as ovações por seu talento e trajetória. Além dos episódios pouco conhecidos da vida pessoal de Nina, o longa traz ainda as músicas mais antigas  e famosas como: Loves you, Porgy (da ópera Porgy and Bess de George Gershwin) Strange Fruit , Brown Baby dentre outras.

Screen-Shot-2015-04-29-at-1_41_51-PM

A diretora do longa é a documentarista Liz Garbus, indicada ao Oscar por ” The Farm: Angola, USA” (1997) e cujos docs mais conhecidos são: “Bob Fincher Against the World” (2011);”Ghost of Abu Graib” (2007). Seu trabalho mais recente, contando a vida de Nina, abriu o Sundance Film Festival e foi exibido (seleção oficial) no Festival de Berlim 2015.

960x540

“What Happened, Miss Simone?” reapresenta para o mundo a menina negra da Carolina do Norte que queria ser pianista clássica, virou referência da musica negra americana  para o mundo inteiro. Se tornou ativista,  teve como amigos, Martin Luther King e Malcom X, cantou a beleza negra e procurou por suas origens africanas e foi possivelmente o barítono político mais poderoso da história da música americana. O longa de Liz Garbus é uma homenagem merecida a memória de Nina Simone.

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s