Ivan

Iván (Documentário); Participações: Ivan Bojko; Direção: Guto pasko; Brasil, 2011. 

“Iván” é um documentário dirigido por Guto pasko que conta a história da vida de Iván Bojko. Um ucraniano que, na 2ª Guerra Mundial, foi levado pelos alemães para campos de trabalhos forçados, e após a guerra não pode retornar à sua terra natal por conta da política da União Soviética. Neste contexto Iván Bojko imigrou para o Brasil na condição de  apátrida e sem poder entrar em contato com seus familiares na URSS, enquanto a união das repúblicas estiveram de pé. O longa-metragem de Guto Pasko registra a viagem de Iván ao solo ucraniano para rever seus familiares e amigos 68 anos depois, com 91 anos de idade, numa jornada emocionante.

12186277_10153108684211447_2855295022203339040_o

O documentário “Iván” está sendo considerado pela ONU (Organização da Nações Unidas) como potencia de pensamento para refletir as questões sobre refugiados. Baseado nos manuscritos diários de Iván durante esses 68 anos de exílio afetivo, o longa é um passeio pela memória e  histórias privadas da 2ª Guerra Mundial, personificadas na vida de seu Iván, familiares e amigos. O longa-metragem é um registro de resgate de vida, de laços e de reconciliação com o passado, proporcionando o exercício da empatia e a geração de emoções fortes. É um passeio pelas emoções humanas e a exposição das cicatrizes que uma guerra deixa na vida pessoal de suas vítimas.

Ivan_19

Experiente realizador paranaense, Guto Pasko tem os pés na Ucrania, pois é descendente de ucranianos, e  nos leva nessa jornada nos apresentando aspectos culturais como a música, a arquitetura, a história e o instrumento musical Bandura – característico da cultura ucraniana. Afeito ao tema imigração, Guto tem em seu currículo “Made in Ucrania: Os Ucranianos no Paraná”; “A Colônia Cecília” sobre a imigração italiana e o “O Herói de Cruz Machado” sobre os poloneses.  O documentário “Iván” foi premiado no Festival de Cinema de Maringá, no Florianópolis audiovisual Mercosul e no Fest Cine Goiânia. Além de ter sido exibido nos Festivais de Brasília, Mostra Tiradentes, Olhar de Cinema (Curitiba), Cinesul, FENAVID (Bolívia), Festival de Montevídeo e o de Trieste na Itália.

ivan_04

Com tudo isso “Iván” cai como uma luva no momento político sobre concessões de vistos para refugiados de guerra na Europa e no mundo e sobre os fomentos às guerras. “Iván” é uma película cujo mote é o cotidiano, o registro de situações reais, editadas pelo olhar de Guto Pasko. Diferente de Carlos Nader em “Homem Comum” em que ele aparecia e interferia,  Pasko liga a câmera e deixa rolar as cenas fortes, ternas e por vezes engraçadas mostrando de que somos feitos todos nós. O longa é uma potencia de pensamento, e em torno dele já surgem organizações de debates sobre a causa da imigração e dos refugiados. Soberbo!

  • Informes:

Estreias:

19/11 – Rio de janeiro

26/11 – São Paulo Curitiba, Brasília e Porto Alegre

Para comitês que queiram exibir o filme e organizar debates em torno da questão, Contatos:

contato@morocom.com.br

contato@taturanamobi.com.br

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in Resenha cinematográfica and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s