Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil

Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil (The Space in Between: Marina Abramovic and Brazil) (Documentário/Aventura/Biografia); Participações: Marina Abramovic, Dorothy Cooke, Narcisa Cândida da Conceição (Mãe Filhinha), Itamir Damião, João de deus, Aldacir dos Santos (Dadá), Florentina Pareira dos Santos (Dona Flor), Maya Duarte, Zezito Duarte, Andy Grace, Rudá Iandé, Denise Maia e Matheus Miranda Bastos;Direção: Marco Del Fiol; Brasil, 2016. 106 Min.

Dirigido pelo curitibano Marco Del Fiol, o documentário “Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil” versa sobre a jornada espiritual de Marina entre 2013 e 2015. Revela pela primeira vez o seu processo criativo, explora os limites entre a arte, a imaterialidade e a consciência. No aspecto pessoal é uma jornada de introspecção pelas memórias , dores e experiências da artista. No aspecto técnico é uma mistura de Road Movie com cinema direto.

335252

“Espaço Além….” registra o sincretismo religioso brasileiro. Marina mistura espiritualidade com arte e acompanha cirurgias espirituais com João de Deus em Abadiana, participa de rituais com Ayahuasca e cerimônias xamânicas na região centro-este do país; visita igrejas e terreiro de Candomblé na região nordeste. Enfim, a artista vai do Vale do Amanhecer  a Curitiba, na região Sul. Toda essa saga resultou na exposição “Terra Comunal” – Marina Abramovic + MAI e no documentário em questão.

maxresdefault

Marina é uma artista plástica sérvia que do alto de seus setenta anos tem no currículo performances que se tornaram lenda, dentre elas “The Artist Present” no MOMA em 2010. Neste documentário além de procurar por uma cura emocional, Marina buscava lugares de poder e pessoas de igual possibilidade, com qualidade energética que fizesse diferença. Então, o documentário é um mosaico de pessoas e lugares inusitados e de redes de significações heterogêneas e uma vastidão de tipos de conhecimentos.

espaco-alem

O que salta aos nossos olhos  no documentário é a  entrega e a exposição pessoal de Marina e a competência de Marco Del Fiol na direção e edição do longa-metragem, que por conta disso tudo foi indicado ao Grande Prêmio do Juri do SXSW (2016), o festival de cinema, música e tecnologia do Texas. A leveza que Marina exala no final de sua saga parece atravessar a tela e contagiar a platéia. “The Space in Between : Marina Abramovic and Brazil” (no original) é uma experiência de paz interior. Mas, é voltado para um público que sabe diferenciar espiritualidade de religiosidade e que se proposita a se despir de todo e qualquer preconceito relativo a seara. O foco de Marina é a espiritualidade em conexão com a arte. Soberbo!

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s