Elvis & Nixon

Elvis & Nixon (Comédia/História); Elenco: Michael Shannon; Kevin Spacey; Direção: Liza Johnson; USA, 2016. 86 Min.

“Elvis & Nixon” é a história por trás da foto do aperto de mãos entre o rei do rock Elvis Presley e o, então, presidente dos EUA Richard Nixon, na década de 70. E o que se vê é uma rinha gostosa de poder: o político e o da fama, em termos de quebra de protocolo, regada a muitas gargalhadas.

elvis-nixon-poster

O ano é 1970 e Elvis Presley, que gostava de distintivos, estaria preocupado com a invasão comunista ao país e com o consumo de drogas ilícitas pelos jovens (sua praia eram as lícitas). Decide, então, que poderia servir a sua pátria como agente do governo disfarçado usando sua fama e seu potencial artístico. Para tanto escreveu uma carta ao presidente Nixon solicitando uma audiência e oferecendo-se como combatente nessas duas frentes. Em troca ele queria apenas um distintivo.

cena-do-filme-elvis-e-nixon-1465336853462_956x500

O filme conta de forma engraçada os meandros usados para se conseguir a tal audiência, a audiência (que vale pelo filme inteiro) e a quebra das regras protocolares num painel de força política vs força da popularidade com muita graça e inteligência. De quebra o espectador ainda tem momentos de confissões pessoais  que mostram o sofrimento de alguém que deixa de ser um indivíduo para ser um mito, uma lenda, um objeto de consumo.

cena-do-filme-elvis-e-nixon-1465336870265_956x500

Os destaques vão para Michael Shannon – o general Zod de “O Homem  de Aço” –  que apesar do rosto extremamente forte e viril, ao contrário do de Elvis, soube captar muito bem a energia, da possível, aura do rei do rock; e Kevin Spacey como Richard Nixon, que apesar de caricato lembra o ex-presidente em algumas angulações. Porém, não conseguimos nos desvencilhar de Francis Underwodd de “House of Cards”. Seja porque ainda está em veiculação, seja porque o contexto é o mesmo, ficou o ranço. Mas a cereja do bolo é a trilha sonora que não contém uma música, sequer, de Elvis mas faz uma verdadeira homenagem a essência do Blues, do Soul, da música Gospel e do Rock americano com: Rufus Thomas; Otis Redding; Sam & Dave; Sister Rosetta Tharpe, Creedence Clearwater Revival e Blood Sweat & TearsSó gente boa e só fera!!! uma bela sacada de Ed Shearmur. Nada mal para um filme sobre uma estrela que passeou por todos esses ritmos.

ELVIS-NIXON-Kevin-Space-é-presidente-novamente-em-Trailer-de-novo-filme-1

Dirigido por Liza Johnson de “Amores Inversos” (2013) e indicado a melhor filme histórico no Page National Screenwriting 2016, “Elvis & Nixon” foi escrito por três roteiristas oriundos de séries de TV e é uma narrativa engraçada sobre o encontro de duas personalidades mundiais, o ídolo de milhões (até hoje) e o controverso Richard Nixon. Na verdade, uma boa ideia para trazer, de alguma forma, o rei do rock de volta para a telona. Hilário e divertido.

20160111-elvis-nixon-kevin-spacey-michael-shannon

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s