A Incrível Jornada de Jacqueline

A Incrível Jornada de Jacqueline (La Vache) (Aventura/Comédia/Drama); Elenco: Fatsah Bouyahmed, Lambert Wilson, Jamel Debbouze; Direção: Mohamed Hamidi, França, 2016. 91 Min.

Produzido pela França e dirigido por um franco-argelino de ascendência árabe “La Vache” faz um trançado entre culturas pondo um agricultor argelino com sua vaca da raça Tarantaise para cruzar a pé todo o território francês até Paris. Durante este percurso têm-se um belíssimo painel das diferenças culturais e das interseções, numa jornada crítica, leve e graciosa.

POSTERBR_A INCRIVEL JORNADA DE JACQUELINE - A VACA

Fatah (Fatsah Bouyahmed) é um lavrador de um pequeno povoado na Argélia que sonha em levar sua vaca de estimação – Jacqueline – para a feira de agricultura de Paris. Tanto insistiu nas inscrições que um dia foi convidado e sai do pequeno povoado com a ajuda dos amigos para a França. Lá chegando tem que percorrer a pé mais de 200Km até a capital francesa. No meio do caminho encontra pessoas que se solidarizam com ele lhe dando abrigo e que o ajudam a resolver questões imprevistas. Fatah se envolve, ainda, com um movimento político de reivindicações e ganha notoriedade e fãs.

20160629-vaca-estrela-papo-de-cinema-09

A história da vaca Jacqueline é um álibi para se falar de sociedades e seus costumes, e ainda, para questionar o direito de julgar a cultura alheia quando o movimento que se desenha é a de se transformar uma vaca em celeridade com direito a selfie e gritinhos histéricos enquanto tanta coisa importante acontece no meio do caminho. São ressaltadas as gentilezas e os vínculos que se criam entre as pessoas. É questionada a criação de juizo de valor a partir de hábitos que dizem respeito a outra cultura. Por exemplo, a cena da escrita da carta, em que as expressões entre as duas culturas – a francesa e a árabe – são diferentes, mas nem por isso deixam de dizer  a mesma coisa, de ser imbuída do mesmo sentimento e sentido no que diz respeito ao humano.

aaventuradejacquelinetop

Seleção oficial do festival de comédias de l’Alpe d’Huez 2016, o longa-metragem abocanhou o grande prêmio, o prêmio do público, o prêmio Michel Calabru e o de melhor ator para Fatsah Bouyahmed. O diretor Mohamed Hamidi, em seu segundo longa-metragem se inspirou em “A Vaca e o Prisioneiro” (1959) e fez analogias entre “Little Miss Sunshine ” (2006) e ” The Straight Story” (1999). O roteiro foi de ninguém menos que Alan-Michel Blanc do magistral “A Fonte das Mulheres” (2011) e a trilha sonora de Ibrahim Maalouf de “Yves Saint Laurent” (2014) que desenha o território de interseção do humano independente dos costumes. Outros destaques são as participações do galã francês Lambert Wilson de “O Vinho Perfeito” (2015) e do Show-Man Jamel Debbouze.

filmes_11435_vache13

Em suma, “La Vache” é um filme que diz mais sobre nós mesmos quando apresenta uma sociedade que grita estridentemente o nome de um bovino como se fosse um herói nacional, nos desautorizando, por tamanho disparate, a criar juízo de valor sobre outra cultura. Se apresentando como uma  comédia bonachona ” A Incrível Jornada de Jacqueline” morde e assopra com leveza, graça e debaixo de muitas gargalhadas. Sensacional!

Fatsah Bouyahmed e Mohamed Hamidi

Fatsah Bouyahmed e Mohamed Hamidi

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to A Incrível Jornada de Jacqueline

  1. Almeidadacosta@hotmail.com says:

    O filme é este.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s