82 Minutos

82 Minutos (Documentário); Participações: Membros da Escola de Samba Portela; Direção: Nelson Hoineff; Brasil, 2015. 125 Min.

“82 Minutos” é um documentário que registra todos os preparativos para o carnaval 2015 da Escola da Samba carioca Portela. Dando uma visão privilegiada ao espectador da criação da festa do povo. O ponto de vista é o interno  e sob a batuta do documentarista Nelson Hoineff o longa-metragem vai da escolha do samba-enredo ao desfile da Escola na Marquês de Sapucaí –  o sambódromo – no Rio de Janeiro.

170165

O carnaval brasileiro está entre um dos maiores espetáculos da terra, senão, o maior. Principalmente, o carioca, cujos naturais da terra já nascem com o samba no pé. E os que não o têm como dom, não deixam de admirar o espetáculo de artes plásticas e o show de criatividade que a festa esbanja. É a partir desse lugar de exaltação que Nelson Hoineff aceita o desafio de registrar os preparativos do evento, tecendo uma narrativa imagética cronológica de um dos símbolos da cultura brasileira. E também, um momento de suma importância para os envolvidos, desde a comunidade aos grandes investidores. O carnaval carioca, hoje, é mais do que uma festa do povo, é também, uma indústria competitiva e poderosa que gera empregos e divulga um costume cultural através de narrativas imagéticas, musicais, de expressão corporal, de artes plásticas e cênicas. E fazer essa tessitura priorizando o chão da Escola, a partir daqueles que são responsáveis por fazer a coisa acontecer, foi o grande diferencial de Hoineff.

82-Minutos1

O longa-metragem tem como coluna vertebral o tempo e o andamento dos preparativos à medida que o grande dia se aproxima, o do desfile. E se inicia em outubro de 2014 com a escolha do samba-enredo, prossegue acompanhando os ensaios da comissão de frente, da ala das passistas, do Mestre-sala e Porta-bandeira e da bateria Tabajara do Samba, é claro. As regras de seus diretores, a dedicação de seus componentes e a seriedade com a qual a coisa é tratada. A pegada do documentário é  o terreiro da Escola de Samba, a confecção dos carros alegóricos e as diretrizes de organização. A visão é a do componente da escola. Não há takes panópticos, ou de exaltação, e sim planos fechados e closes poderosos mostrando rostos ávidos, do vice-presidente da Escola ao carnavalesco.

82-Minutos4

Nelson Hoineff é diretor e roteirista, mais afeito a documentários. É conhecido por “Alô, Alô, Teresinha” (2009) e “Cauby: Começaria Tudo Outra Vez” (2015). Com “82 Minutos” ele sai do lugar comum quando não faz entrevistas, não põe narrativa em off, não dirige o raciocínio nem a emoção de quem assiste. O cinema é uma grande arquibancada em que o espectador contempla o espetáculo se fazendo, se criando. Em ” 82 Minutos” o que se vê é o empoderamento do espectador que tem toda a liberdade de fazer sua divagações e tirar suas próprias considerações, olhar para onde quiser. Inclusive se pôr no lugar dos que estão no registro cinematográfico e se misturar virtualmente à situação, sem nenhum direcionamento conclusivo. A câmera de Pedro Kuster (diretor de fotografia) é uma mosca que registra tudo o que está a seu redor, sem interferências. A forma de registro dos acontecimentos é uma metáfora sensacional do caos do cotidiano, através da edição de Rodrigo Pastore. A trilha sonora que embala os registros  é brasileiríssima,  e vai de Cazuza a Bezerra da Silva, além do samba-enredo da Escola, nos fazendo mergulhar naquilo que se põe em nossa frente.

8560

“82 Minutos” é uma boa pedida para os que gostam de carnaval, para o que tem curiosidade sobre a organização de uma Escola de Samba. Também o é para estudiosos de artes, sociologia, educação e afins, que se interessem sobre as relações e as manifestações que se dão nesse lugar. O documentário é uma visão de coxia de um fenômeno cultural brasileiro.

  • Atualizado em 22/08/2016
Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in crítica cinematográfica and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s