O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos (Drama); Elenco: Dan Stulbach, César Trancoso, Thiago Mendonça, Leonardo Medeiros, Marcelo Valle, Dani Antunes; Direção: Jayme Monjardim; Brasil, 2016. 93 Min.

Baseado no livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury, e dirigido por Jayme Monjardim “O Vendedor de Sonhos” se caracteriza como uma obra de autoajuda pelo seu formato motivacional e de aconselhamentos sobre situações do cotidiano, como: perda de ente queridos, stress profissional, desesperos diante da vida e sofrimentos. Então, o que temos são mensagens de orientação de vida sempre com o foco na reflexão, num roteiro simples, sem metáforas imagéticas, com um conteúdo bem mastigado e de fácil digestão.

094743-jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx

A história se resume no encontro entre dois homens. Um tentando o suicídio, o psicólogo Julio César (Dan Stulbach) e o outro, um indivíduo que, um dia, fora um megaempresário  e que após uma tragédia decide viver com o básico e refletir sobre a vida. O Mestre (César Trancoso) passou a ajudar pessoas em momentos de dificuldades e a fazer discursos motivacionais em público para transeuntes se transformando numa espécie de  Sócrates pós-moderno – para quem tem as redes de significações na Filosofia – ou  um líder espiritual – para quem tem as redes de significações na religiosidade –  tentando fomentar nos outros a iluminação que teve. A linha de salvação de si mesmo num mundo doente nos remete a “Nosso Lar” (2010), embora em nenhum  momento se fale de religião nem de espiritualidade.

o-vendedor-de-sonhos

Em “O Vendedor de Sonhos” há que se separar dois aspectos: o da mensagem, que é o objetivo do longa, e o da  obra cinematográfica com seus aspectos técnicos, juntamente com o público para o qual se dirige. Quanto à mensagem é um alerta importante, tanto no que diz respeito a autoajuda quanto aos aspectos filosóficos e sociológicos constantes na história. Sobre as tecnicalidades, em relação ao roteiro escrito por L.G.Bayão de “Irmã Dulce” (2014) ele é superficial, com abordagem simples e óbvia e tudo explicadinho e mastigado. Dirige-se, basicamente, ao público de novelas, nicho em que Jayme Monjardim faz Relativo sucesso. O diretor de “O Tempo e Vento” (2013) e “Olga” (2004) é mais conhecido  pelo seu trabalho popular em telenovelas, nas quais com um estilo sentimental e de linearidade temporal bem marcados, arrebata respeitosa audiência.

d7bavj8agq34mfbck44aunxmi

O destaque do filme fica por conta de César Trancoso, premiado ator uruguaio que tem na estante dois Kikitos de ouro por “A Oeste do Fim do Mundo” (2013) e “O Banheiro do Papa” (2007), além de outros prêmios como o da Academia de Artes e Ciências Argentina e da crítica uruguaia por outras obras. Em Terras Brasileñas César Trancoso atuou em “Faroeste Caboclo” (2013) e “Prova de Coragem” (2015). Prosseguindo ainda, com a fotografia de Nonato Estrela  de “Em Nome da Lei” (2016) que é um capítulo à parte e que desenha o estado emocional para além das atuações e da mise en scène.

ovendedordesonhos

Em suma, “O Vendedor de Sonhos” equivale a uma boa leitura de Minutos de sabedoria em doses cavalares com duração de uma hora e meia em exibição imagética e com trilha sonora. Um produto que cai sob medida em época natalinas e de avaliação dos feitos do ano para traçar novas metas para o ciclo seguinte. Filosofia em cápsulas, o filme é didático e  tem um alcance acessível a todos .

Advertisements

About Sonia Rocha

Crítica Cinematográfica, Professora de Filosofia e História, Mestre em Educação (UERJ) e Pesquisadora de Cinema e Educação.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s